quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Dilema do Aplicador

Você vai ganhar um dinheirinho que vai fazer toda a diferença no final do mês. Você recebeu um treinamento, todas as instruções foram passadas. Qualquer eventualidade é só você chamar o coordenador do setor. Você esperava uma sala cheia de colegiais, mas sua sala é individual. Nela, só existem vocês dois. Você vai aplicar o exame para um cego.
Enquanto ele lê com as pontas dos dedos silenciosos todos os enunciados deveras longos, você sente dó: ele parece estar em franca desvantagem em relação aos outros candidatos. Aquela reação dele só pode ter sido de desespero. Você acha que ele está cansado. Você sempre achou um exagero desnecessário os enunciados do ENEM, agora, então, você acha uma injustiça.
Ele se sente a vontade com você. Conta sua vida, o acidente, seus sonhos: quer ser psicólogo. Você pensa que psicólogo é uma boa profissão para um cego. Será um bom profissional, vai ter uma boa escuta. Você sempre achou que cegos eram bons só na música. Talvez também na massoterapia. Na verdade, você não acreditou muito quando contaram sobre o fotógrafo francês que era cego. Agora você incluiu a psicologia.
Agora é hora da redação. O seu papel é ser um austero monge copista. Ele vai ditar a palavra e depois soletrá-la. Mas por essa você não esperava. Casa não é com z. Susseço? Pense rápido. O que você vai fazer? Não há ninguém num raio de 20 metros. E só você e sua consciência. È a sua chance de favorecer um desfavorecido. Mas existem outros cegos fazendo a prova, e se os outros aplicadores não tiverem a mesma ética de favorecimento de desfavorecidos que você? Você estará sendo injusto. Você estará sendo injusto? To corrigir or to not corrigir, eis a questão.

2 comentários:

  1. NOOOOOOOOOOSSSAAAA.. Maaaaaaxxx... e ai... ele corrigiu ou n???!! Curiosidaaaade d+!!!! E ai meu bem, qdo vc vem? To adorando seu blog. Me dê notícias...
    Beijos... Saudades

    ResponderExcluir
  2. Ei Nat!!
    Olha só, o personagem principal do conto se chama Você. Então repito a pergunta, ele aplicou ou não?
    =)

    volto em agosto...
    beijos

    ResponderExcluir